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terça-feira, 4 de junho de 2013

A Contabilidade como ferramenta para uma gestão eficaz

Podemos dizer que o Brasil viveu um momento em sua história que, para uma empresa ser bem sucedida, bastava que o seu produto tivesse uma boa aceitação pelo mercado e em alguns casos um bom marketing bastava. Nesse período, a inflação ao mês era de dois dígitos, o consumidor tinha pouquíssima  base para comparações, a demanda era muito superior à oferta e não havia concorrência relevante na maioria dos setores. Neste cenário, o empresário estabelecia a sua margem de lucro e o seu preço final. As preocupações em relação ao custo de produção vinham em segundo ou terceiro plano.

Com a abertura do mercado para a concorrência internacional e a estabilidade econômica, o consumidor ganhou força nas relações de comércio, e adquiriu bases para comparações. Além disso, o aumento da renda favoreceu o acesso a bens de consumo ainda que impulsionado pelo crédito facilitado. Pelo lado empresarial, as preocupações com a competitividade, qualidade e custos recebem maior atenção. Observo ainda que a entrada de novos consumidores no mercado abriu espaço para a diversificação e exploração de pequenos nichos de mercado, proporcionando o desenvolvimento de muitas empresas mesmo com estruturas deficientes.

Acredito que as relações de comércio no Brasil estão se encaminhando para o seu terceiro e mais difícil momento, a ser enfrentado pelas empresas em geral, devido a dois fatores: 1) com o aumento do endividamento, as famílias brasileiras tenderão a reduzir a sua exposição ao crédito - Mesmo com os juros em queda, os consumidores estarão limitados pelo valor das suas parcelas e condicionados à elasticidade das suas dívidas atuais; 2) as crises internacionais estão fazendo com que as empresas estrangeiras desviem as suas atenções para o consumidor dos países em desenvolvimento – Com o escoamento desses produtos no mercado local a concorrência chegará a muitos setores da economia afetando grandes e pequenos; esse processo acelera-se ainda mais com o desaquecimento do consumo na China. Dados esses fatores a eficácia das empresas nacionais serão colocadas em cheque.

Cada vez mais as empresas deverão se preocupar com a qualidade dos seus produtos, com suas margens de retorno e a remuneração dos seus acionistas. Para equacionar esses dois pólos e ser bem sucedida, a empresa precisa conhecer bem seu produto, seus números, sua estrutura e seus clientes.Será necessário saber onde ela é eficiente e mais ainda: onde estão as oportunidades de melhoria.

É na consolidação dessas informações e na sua interpretação que o Controller atua e a sua eficiência é medida e reconhecida. Sem deixar de lado os aspectos fiscais e tributários, é na interpretação das informações financeiras que a Controladoria pode oferecer sua maior contribuição para a sociedade empresária.

É aí que está o propósito do nosso blog: Discutir a missão da Controladoria. Identificar o como boas práticas podem contribuir para o sucesso das sociedades empresariais. Quando possível, apresentar “cases” atuais. Além disso, incentivar e desenvolver tais práticas de gestão entre empresários e profissionais de Contabilidade e Finanças.

Quero convidar aqueles que têm interesse por estes temas a nos contatar. Se desejar, manifeste sua opinião sobre os assuntos apresentados.

Nossa realização está em contribuir para o desenvolvimento de empresas tornando-as bem sucedidas e saudáveis, por meio de um bom relacionamento entre empresários e profissionais de contabilidade e finanças.


Flavio Santiago

Consultor Financeiro e Controller

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