Diante de tantos controles informatizados criados pelo fisco com a NF-e, os diversos SPEDS, as muitas declarações compiladas em arquivos magnéticos, e afins... Conhecendo a dicotomia que existe na relação entre contribuintes e agentes tributários, onde a máxima é de que "todo empresário é sonegador até que se prove o contrário" e de outro lado a impressão de que "a corrupção não tem medida em nosso sistema público-tributário", eu gostaria de lançar a seguinte questão: O que cada lado está fazendo para mudar essa pecha?
Da parte do fisco, é fato o investimento consistente em meios cumputacionais para processar as informações e assim controlar o contribuinte garantindo meios arrecadatórios e por que não dizer também alimentando, em certo grau, também a corrupção incutida em alguns corredores obscuros do serviço público e que tomamos conhecimento por meio da imprensa.
E quanto a nós como sociedade e contribuintes? E os srs. empresários e suas frentes sindicais e associativas? Como estão atuando? Abro parênteses para manifestar apoio à campanha da FIESP pela redução das contas de energia elétrica... Mas será que é o melhor que fazemos?
Continuaremos ainda como espectadores e observadores alheios a tudo isso como se tal corrupção, fraudes, ingerências fossem normais?
Não!
Vamos cobrar que se faça uso do mesmo investimento em meios computacionais de forma a prestar contas publicamente! Que sejamos informados de maneira detalhada da aplicação dos recursos que sacrificamos todos os anos, que são depositados nos cofres públicos para o fim de promover algum tipo de bem estar social. Que se diga: bem social de quem? Individual ou coletivo?
Basta à corrupção!
Nem todo empresário é ou quer ser sonegador.
Nem todo político e agente público tributário é ou quer ser corrupto.
O que todos queremos é um sistema tributário simples (descomplicado), transparente e justo. Que devolva a dignidade ao povo em geral!
Que tire a pecha de sonegador daqueles que investem em nosso país. Que afaste a imagem manchada de homens públicos sérios que se preocupam com o nosso povo.
Todos queremos uma carga tributária menor para um país maior e com mais transparência e responsabilidade.
Flavio O. Santiago
Consultor Financeiro e Controller
Nenhum comentário:
Postar um comentário